Você conhece o método Pilates?
Espaço Terapêutico Movimentos - Pilates

Você conhece o método Pilates?

Você deve conhecer algum amigo, vizinho ou familiar que faz pilates.

Algumas pessoas fazem orientadas pelo médico, outras para recuperação de musculaturas, algumas em tratamento para redução de dores e muitas para melhoria do bem estar e saúde. Mas o que é o Pilates?

O método Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates, alemão que viveu de 1883 a 1967, no início da década de 1920.

O método se baseia no conceito da Contrologia”, em que todos os movimentos do corpo devem ser totalmente conscientes, entendendo seus princípios de equilíbrio e gravidade nos diferentes momentos.

Ele surge como forma de condicionamento físico particularmente interessado em proporcionar bem-estar geral ao indivíduo, sendo capaz de proporcionar: Força, Flexilidade, Boa postura, Controle Postural e Consciência corporal.

Qual a proposta dos exercícios?

Os exercícios que compõem o método Pilates envolvem contrações isotônicas (ou seja, contrações que exigem movimento) e, sobretudo, isométricas (ou seja, exercícios estáveis e parados), com ênfase no que Joseph Pilates denominou Power House (ou “Centro de Força”), que seria a região abdominal, responsável pela fluidez do corpo.

Este centro de força é composto pelos músculos abdominais, glúteos e paravertebrais lombares, que são responsáveis pela estabilização estática e dinâmica do corpo.

Então, durante os exercícios, a respiração (inspiração e expiração) torna-se algo de muita importância, pois é associada à contração do diafragma, do transverso abdominal, dos multífidos e dos músculos do assoalho pélvico.

Dessa forma, conseguimos ver o porquê do foco na consciência corporal, uma vez que até o “pensar” na respiração e contração muscular precisa ser mentalizado.

Não deixando de fora, também se incluí na caixa de força a coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacro lombar.

Agora, como você pode constatar, o método tem uma complexidade nítida e ficou muito famoso pela grande proposta que Joseph desenvolveu: ele associou o aprimoramento do desempenho motor, da estabilidade corporal e da postura ao fortalecimento e melhora da flexibilidade desses músculos.

Logo, o método Pilates se constrói cada dia mais como um conjunto de exercícios e aparelhos que desenvolvem qualquer tipo de corpo e propõe sempre uma melhoria de consciência e saúde muscular.

Fernanda Maria Silva de Lima

Educadora Física, Sócia-proprietária/Supervisora Técnica do Essencial Pilates Studio. Bacharel em Educação Física pela UNIBAN Unidade Maria Cândida. Pós Graduada pela FMU Unidade Liberdade/Terceira Idade:Metodologia e Prescrição de Atividades. Experiência em Ginástica Coletiva, Dança (de Salão, Ritmos, Zumba) e Treinamento Funcional. Instrutora do Método Pilates de Solo, Bola, Mat Pilates, Pilates de Studio (especialista em Pilates para Gestantes e Idosos).

Deixe uma resposta