Você deve conhecer algum amigo, vizinho ou familiar que faz pilates.
Algumas pessoas fazem orientadas pelo médico, outras para recuperação de musculaturas, algumas em tratamento para redução de dores e muitas para melhoria do bem estar e saúde. Mas o que é o Pilates?
O método Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates, alemão que viveu de 1883 a 1967, no início da década de 1920.
O método se baseia no conceito da “Contrologia”, em que todos os movimentos do corpo devem ser totalmente conscientes, entendendo seus princípios de equilíbrio e gravidade nos diferentes momentos.
Ele surge como forma de condicionamento físico particularmente interessado em proporcionar bem-estar geral ao indivíduo, sendo capaz de proporcionar: Força, Flexilidade, Boa postura, Controle Postural e Consciência corporal.
Qual a proposta dos exercícios?
Os exercícios que compõem o método Pilates envolvem contrações isotônicas (ou seja, contrações que exigem movimento) e, sobretudo, isométricas (ou seja, exercícios estáveis e parados), com ênfase no que Joseph Pilates denominou “Power House” (ou “Centro de Força”), que seria a região abdominal, responsável pela fluidez do corpo.
Este centro de força é composto pelos músculos abdominais, glúteos e paravertebrais lombares, que são responsáveis pela estabilização estática e dinâmica do corpo.
Então, durante os exercícios, a respiração (inspiração e expiração) torna-se algo de muita importância, pois é associada à contração do diafragma, do transverso abdominal, dos multífidos e dos músculos do assoalho pélvico.
Dessa forma, conseguimos ver o porquê do foco na consciência corporal, uma vez que até o “pensar” na respiração e contração muscular precisa ser mentalizado.
Não deixando de fora, também se incluí na caixa de força a coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacro lombar.
Agora, como você pode constatar, o método tem uma complexidade nítida e ficou muito famoso pela grande proposta que Joseph desenvolveu: ele associou o aprimoramento do desempenho motor, da estabilidade corporal e da postura ao fortalecimento e melhora da flexibilidade desses músculos.
Logo, o método Pilates se constrói cada dia mais como um conjunto de exercícios e aparelhos que desenvolvem qualquer tipo de corpo e propõe sempre uma melhoria de consciência e saúde muscular.