Espaço Movimentos Deserto Interior
Espaço Movimentos Deserto Interior

Visita ao teu deserto interior

“Ir para o deserto é, em primeiro lugar, partir em direção a si mesmo. Para se conhecer verdadeiramente a si mesmo é preciso deixar um certo número de memórias com as quais confundimos a nossa identidade. Deixar o conhecido, o reconhecido que cremos ser, pelo desconhecido, o não-conhecido que somos.”

Jean-Yves Leloup – Deserto, Desertos

Entramos em “quarentena” em pleno período da Quaresma. A Quaresma passou, continuamos em isolamento (Quaresma 2020: 26 de fevereiro a 9 de abril).

Compulsoriamente nos afastamos fisicamente até das pessoas mais queridas, obrigados a nos recolher em nossas bolhas pessoais.

Há milênios Jesus se retirou para meditar e enfrentar “seus demônios” no deserto. Esse período de recolhimento de Jesus recebeu o nome de Quaresma.

Para alguns pode ser desafiador se recolher e ficar em sua própria companhia, com seus medos, suas expectativas, suas sombras.

Sempre teremos escolha: enfrentar nosso deserto pessoal e refletir, ou simplesmente aproveitar o momento para focar ainda mais no externo e nos anestesiar com as superficialidades do mundinho virtual.

Talvez o Universo esteja colocando cada um (e toda a humanidade) no banquinho da vida para pensar, rever valores, avaliar os caminhos e metas que estamos buscando individual e coletivamente.

Estamos todos interconectados – conectados uns aos outros por fios invisíveis, fios energéticos, como parte das Leis que regem a existência – conectados e mergulhados na imensa malha energética que envolve o planeta Terra, a Malha Crística, na qual podemos escolher compartilhar o bem, o positivo.

Então, não estamos distantes nem separados. Não estamos sós, mesmo nesta fase de distanciamento social.

O deserto interior é pleno de vida e possibilidades

Quando mergulhamos em nós mesmos criamos a possibilidade de entrar em contato com quem somos – um eu interior que pode ou não ser parecido com o eu que se movimenta no mundo externo, a personalidade, a máscara social.

Geralmente, a máscara adotada tem a função de nos ajudar a lidar com as regras do mundo exterior, facilitar a adaptação, ser aceito e amado, mas infelizmente essa máscara tende a abafar a identidade do espírito.

A personalidade (persona=máscara) é uma vestimenta efêmera, superficial, que costuma sufocar a essência do ser.

A consciência a respeito do eu interior é conquistada, construída, expandida e passo a passo é possível vencer as resistências que nos mantêm limitados à máscara.

Vencer o que limita, impede e bloqueia traz a liberdade para simplesmente SER. Como se você ampliasse a permissão que dá a si mesmo para se manifestar no mundo através desse eu interior, verdadeiro.

Momentos de silêncio, de recolhimento são o deserto – esse é o ambiente ideal para que o encontro interior aconteça.

Numa interiorização você viaja para dentro e assim, no silêncio da meditação, a viagem ao deserto é facilitada e permite momentos nada áridos, ao contrário do que se imagina ao pensar no deserto.

Descobre-se a intensa vida que pulsa no interior – uma vida que apenas aguarda sua permissão para se manifestar no exterior preenchendo as lacunas, respondendo às dúvidas, trazendo plenitude.

Gostou, então compartilhe, deixe seu comentário e se precisar, estamos por aqui para conversar.

Elaine F. Martins

Terapeuta Integrativa, atuando desde 1988. O foco do meu trabalho é acolher e apoiar pessoas no resgate da harmonia e saúde integral através do alinhamento entre corpo, mente e emoções. Para dar suporte aos que buscam suas próprias verdades, bem-estar, realização, compreensão e gestão de suas emoções, potenciais e espiritualidade, direcionei minha formação para ferramentas terapêuticas de expansão e integração da consciência Construo os atendimentos sobre o tripé Coaching, Alquimia e Meditação, alternando o uso de diferentes ferramentas conforme as necessidades de cada pessoa, sempre incluindo Florais. Sou Terapeuta Floral (Bach, Joel Aleixo e Cristais de Oz), Fitoterapeuta, Reikiana nível III, Numeróloga, Cromoterapeuta. Formação em Meditação Integrativa e Terapia de Vidas Passadas, instrutora de Magnified Healing e Celebração, consultora de Feng Shui. Oraculista (Runas e Tarô Alquímico) e uso a Astrologia com leitura alquímica. Life & Spiritual Coach desde 2011 e Practitioner em PNL - Programação Neurolinguística desde 2004. Sou palestrante e escritora, autora do livro “Ser Feliz é uma Questão de Sintonia”. Tenho formação como jornalista, publicitária e relações públicas. Ministro palestras, vivências e cursos de algumas das técnicas que utilizo, tais como: . Runas – leitura e conexões espirituais; . Numerologia Pitagórica para autoconhecimento; . Ervas Urbanas - remédios para o corpo e para a alma; . Feng Shui da casa e da alma; . Espiritualidade em Módulos; . Workshop de Magnified Healing; . Vivências de Meditação Integrativa.

Deixe um comentário