Espaço Terapêutico Movimentos Blog Felicidade e Gratidão
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Não existe felicidade sem gratidão!

Você sabia que a gratidão tem sido estudada cientificamente e que já foi comprovado que ela é um fator imprescindível para a felicidade e bem-estar?

O primeiro registro da palavra gratidão surgiu em 1543 e seu significado vem do latim gratia que significa literalmente graça, ou gratus que se traduz agradável.

Por extensão, significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é concedido.

A gratidão é o fator esquecido na pesquisa da felicidade, avalia o Dr. Robert Emmons, opinião endossada por Todd Kashdan, professor adjunto de psicologia da George Mason University (Estados Unidos) e um dos pioneiros da “Ciência da Felicidade”.

Ele declarou que, se tivesse de nomear três elementos essenciais para criar felicidade e dar sentido à vida, estes seriam relacionamentos significativos, gratidão e viver no momento presente com uma atitude de abertura e curiosidade.

Segundo o Dr. Robert Emmons, criador da Ciência da Gratidão ela é “uma sensação percebida de maravilhamento, agradecimento e valorização da vida”.

Autor de vários livros e monografias relativos ao tema, Emmons tem participado de estudos nessa área que estão ajudando a compor um retrato detalhado das pessoas que manifestam gratidão.

Segundo ele, pessoas gratas exibem níveis mais altos de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo, dormem mais, fazem mais exercícios físicos, sua pressão arterial e seus níveis de depressão e estresse são mais baixos.

Pessoas Gratas

As pessoas gratas não negam ou ignoram os aspectos negativos da vida, mas aparentemente ampliam os estados associados a sentimentos agradáveis.

Em suas relações sociais, elas são consideradas mais generosas e prestativas.

As crianças que praticam a gratidão apresentam mais atitudes positivas em relação à família e à escola.

Num ângulo mais espiritual o Dr. Emmons, explica que a gratidão independe de crenças religiosas, mas a fé amplia a capacidade de manifestá-la.

As pessoas gratas têm uma tendência maior a crer na interconexão de todas as formas de vida, a firmar um compromisso com os outros e ser responsável por eles.

Quem manifesta gratidão dá menos importância a bens materiais, é menos invejoso e tende a partilhar mais suas posses com os outros.

A gratidão muda o foco da sua vida e estudos mostram que sua prática pode aumentar os níveis de felicidade em cerca 25%. 

Benefícios da Gratidão

Conheça 8 benefícios diretos da gratidão: 

  1. Ampliação da sensação de felicidade
  2. Disposição para a realização de atividade física
  3. Estímulo ao autodesenvolvimento
  4. Coração mais saudável
  5. Melhoria na qualidade dos relacionamentos
  6. Melhor qualidade de sono
  7. Melhora da autoestima
  8. Motivação para ir em busca dos objetivos.

Tudo isso não surge, porém, a partir de episódios esparsos de gratidão, alerta Sonja Lyubomirsky, professora de psicologia na Universidade da Califórnia, Riverside.

Para colher os frutos dessa emoção, afirma ela, é necessário exercitá-la constantemente.

“Se você não fizer isso regularmente, não obterá os benefícios”, explica. “É como se você fosse para a academia de ginástica uma vez por ano. O que ganharia com isso? ” 

As Práticas

Conheça algumas práticas que reforçam o sentimento de gratidão:

  1. Faça um diário da gratidão – escreva os motivos pelos quais se sente grato.
  2. Lembre-se das coisas que já foram ruins em sua vida mas que já passaram, lembrar de superações ajuda a desenvolver o senso de gratidão.
  3. Use a linguagem de gratidão – o uso de palavras e gestos de gratidão no dia-a-dia faz com que você adquira o hábito de ser grato.
  4. Aprenda orações de gratidão – orações permitem que você entre em conexão com algo maior, transcendo o aqui e agora.
  5. Crie uma carta de Gratidão – escreva uma carta agradecendo a alguém que é ou foi muito importante em sua vida. 

Se num período de 30 dias, você conseguir colocar essas ações em prática, você conseguirá experimentar o efeito da gratidão em sua vida e se sentirá uma pessoa muito melhor.

Vamos experimentar?

Implemente a gratidão em sua vida e seja mais feliz a cada dia.

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Elisete Costa de Melo

Psicoterapeuta de abordagem TCC (Terapia Cognitiva Comportamental) e (Psicologia Positiva). Idealizadora das Oficinas da Gratidão e do Perdão, Worshop Vida Feliz e do encontro "Chá e Pensamento" , além de palestras.

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