Espaço Terapêutico Movimentos - Ansiedade
Espaço Terapêutico Movimentos - Ansiedade

Manejando a ansiedade

A ansiedade é importante para nos colocar em movimento, para a realização das nossas atividades e projetos. Mas de forma moderada!

O que nos prejudica, muitas vezes, são nossos processos inconscientes de medo e nossas crenças limitantes, que geram ansiedade de forma que sua mente consciente, que é lógica e racional, não dá conta e não compreende de onde vem ou o que fazer. Aí há um tipo de “mal entendido”. E, não compreendendo como lidar com essa energia de impulso e movimento, que é a ansiedade, a acumulamos em nosso corpo e ela se manifesta de diversas formas que nos prejudicam, principalmente física e emocionalmente.

Então vamos usar essa energia a nosso favor?

Dicas para lidar com a Ansiedade

Aproveite as dicas para lidar com a ansiedade:

  • Atividade física:  faça regularmente! Qualquer uma que movimente o corpo, como alongamento, caminhada, dança ou yoga por exemplo. É importante dar passagem ao fluxo de energia estagnado, proporcionando assim mais vontade e fluidez a você nas tarefas do dia a dia.
  • Organize suas tarefas: planeje o dia seguinte, ou até mesmo a semana seguinte. Quando passamos para um papel (computador ou celular) aquilo que temos que realizar, abrimos espaço em nossa mente. Mas lembre-se de se comprometer a fazer quilo que você dará conta, pois quando não realizamos o que nos propomos, podemos gerar um sentimento de frustração que pode gerar mais ansiedade. Planejar e realizar traz muita satisfação, e não precisa ser grande, não precisa ser muito, faça o que dará conta!
  • Momento de paz: separe um momento do dia para se conectar ao que é divino para você, um momento de meditação, oração, um momento de quietude, para que você se ouça e ouça o divino que há dentro de você. Se não sabe meditar, busque meditações guiadas, apenda a meditar, que é como qualquer outra coisa: temos que aprender a teoria e praticar. Essa prática vai te proporcionar paz e autoconhecimento, que é fundamental para desfazer aqueles “mal entendidos” que citei acima, entre a mente consciente e inconsciente.
  • Terapia: sessões de terapia são muito eficientes quando você encontra a técnica e o profissional que sintonizam com você e com o seu momento atual. O terapeuta serve como uma espécie de espelho, te ajudando a compreender e perceber aquilo que precisa ser resolvido e curado. Essa resolução e cura proporcionam a dissolução daquele “mal entendido” entre consciente e inconsciente, não gerando mais a ansiedade que prejudica. As técnicas são diversas! Busque, pesquise e experimente. 
  • Alimentação: quando a ansiedade estiver forte, utilize uma alimentação mais leve. Alimentos pesados atrapalham e favorecem esse estado de ansiedade desenfreado. Evite ao máximo frituras e gorduras, farinha, açúcar, alimentos mais ácidos e também os picantes, como gengibre, pimenta, que são ótimos que dar energia e impulsionam para a ação, pois devido a essa propriedade podem dar uma “foça extra” para a ansiedade. Procure consumir alimentos de temperatura morna e fria, saladas e sucos, assim como alimentos mais alcalinos, o que favorece a fluidez dos pensamentos.
  • Descanso: o sono é importantíssimo para o nosso equilíbrio e bem estar durante o dia. Por isso dê muita importância às últimas horas do seu dia, que é o preparo indispensável para um bom sono. Antes de dormir, tome chás calmantes, como camomila e melissa, evite televisão e celular (muito prejudicial ao sono reparador), procure uma leitura agradável ou mesmo uma meditação ou oração, para que o sono seja como deve ser: tranquilo e reparador. Essas são dicas que, se realizadas com regularidade e constância, com certeza irão te proporcionar equilíbrio e bem estar, contribuindo para uma vida mais feliz e saudável.

Bom, gostou das dicas? Então deixe um comentário.

Aproveite e faça o teste para ter uma ideia de como está o seu nível de ansiedade.

Se precisar, entre em contato conosco.

Margareth Pushnoff

Facilitadora de processos terapêuticos e do despertar da consciência. O objetivo é proporcionar saúde, equilíbrio e consciência de forma leve, clara e objetiva, conduzindo o consultante/cliente ao autoconhecimento profundo e assim ser capaz de caminhar por si, de encontrar suas próprias ferramentas para o equilíbrio, despertando seu verdadeiro poder pessoal.

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