Espaço Terapêutico Movimentos Blog Florais
Espaço Terapêutico Movimentos Blog Florais

Essências florais, algumas gotas esclarecedoras.

As essências florais surgiram na década de 1930, através da observação e pesquisa realizada por Edward Bach, médico, bacteriologista, inglês.

A trajetória dele marca a busca por um sistema que apoie o desenvolvimento do ser humano em direção ao equilíbrio das forças atuantes no pensar, sentir e agir.

Para ele, com o passar dos anos, na prática médica, inclusive homeopática, tornou-se importante reconhecer que a maneira como a pessoa reagia a doença, o extrato de suas características surgia, e este é que precisava de atenção e harmonia, buscando apoiar suas qualidades positivamente, já que quando se acende a luz, a escuridão se afasta.

Esse é um dos princípios valiosos desse sistema que busca potencializar o que há de melhor em você. Tendo como ponto de partida que as emoções são polares e complementares, trago como exemplo o eixo da tristeza e a alegria, no qual, saudavelmente, buscamos nos manter equilibrado, sentindo um pouco disto e daquilo. Porém, quando  em determinado momento, por determinado motivo, ficamos estacionados num trecho desse eixo, isso é que nos desequilibra.

A vida é dinâmica. Está em movimento constante. Quando interrompe-se esse fluxo, acontecem desordens. Assim, mesmo que  você se mostre constantemente alegre, o que, normalmente, é valorizado, isso não significa que você esteja harmonizado, uma vez que a tristeza faz parte do que vibra em nós, assim como ‘é preciso chuva para florir’, como nos disse Almir Sater e Renato Teixeira.

E os florais buscam manter esse fluxo através das vibrações das flores pesquisadas, já não mais, apenas, por Bach.

Para saber quais as essências florais mais adequadas a sua situação, busca-se através de uma conversa com um profissional, reconhecer os pontos dissonantes e trabalhar sobre eles com as essências correspondentes ao seu estado. E, manter avaliações regulares para afinar cada vez mais a vibração da essência com aquilo que estiver vivendo é um caminho que leva a se organizar internamente e com mais apropriação.

As essências florais não fazem milagres, não ‘curam da noite para o dia’, mas são eficazes e não tem contra indicações, podendo ser usadas com qualquer outro tipo de tratamento.

Gostaria de saber algo mais ou experimentar?

Entre em contato.

Olivia Gonzalez

Terapeuta corporal, terapeuta floral, aconselhadora biográfica, astróloga e facilitadora de biodança. Coordenou projeto 'Cuidando de quem cuida através da massagem' no Amparo Maternal e realiza workshops sobre as leis biográficas no processo de desenvolvimento humano, fundamentadas na antroposofia.

Deixe um comentário