As essências florais surgiram na década de 1930, através da observação e pesquisa realizada por Edward Bach, médico, bacteriologista, inglês.
A trajetória dele marca a busca por um sistema que apoie o desenvolvimento do ser humano em direção ao equilíbrio das forças atuantes no pensar, sentir e agir.
Para ele, com o passar dos anos, na prática médica, inclusive homeopática, tornou-se importante reconhecer que a maneira como a pessoa reagia a doença, o extrato de suas características surgia, e este é que precisava de atenção e harmonia, buscando apoiar suas qualidades positivamente, já que quando se acende a luz, a escuridão se afasta.

Esse é um dos princípios valiosos desse sistema que busca potencializar o que há de melhor em você. Tendo como ponto de partida que as emoções são polares e complementares, trago como exemplo o eixo da tristeza e a alegria, no qual, saudavelmente, buscamos nos manter equilibrado, sentindo um pouco disto e daquilo. Porém, quando em determinado momento, por determinado motivo, ficamos estacionados num trecho desse eixo, isso é que nos desequilibra.
A vida é dinâmica. Está em movimento constante. Quando interrompe-se esse fluxo, acontecem desordens. Assim, mesmo que você se mostre constantemente alegre, o que, normalmente, é valorizado, isso não significa que você esteja harmonizado, uma vez que a tristeza faz parte do que vibra em nós, assim como ‘é preciso chuva para florir’, como nos disse Almir Sater e Renato Teixeira.
E os florais buscam manter esse fluxo através das vibrações das flores pesquisadas, já não mais, apenas, por Bach.
Para saber quais as essências florais mais adequadas a sua situação, busca-se através de uma conversa com um profissional, reconhecer os pontos dissonantes e trabalhar sobre eles com as essências correspondentes ao seu estado. E, manter avaliações regulares para afinar cada vez mais a vibração da essência com aquilo que estiver vivendo é um caminho que leva a se organizar internamente e com mais apropriação.
As essências florais não fazem milagres, não ‘curam da noite para o dia’, mas são eficazes e não tem contra indicações, podendo ser usadas com qualquer outro tipo de tratamento.
Gostaria de saber algo mais ou experimentar?
Entre em contato.